Estágio II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012

Código: MPE10010
Sigla: ESTAG2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE 13
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas 9,8
Responsável: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Corpo docente: Augusto Luís de Brito Henriques Pinheiro
Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos
Filipe Manuel Carapeto Fialho
José Abilio Baptista Antunes Gonçalves
Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Maria Manuela de Sousa Matos
Maria Teresa Elvas de Matos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver as competências no sentido de uma abordagem integrada e holística dos fenómenos pedagógicos, procurando estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que compreendem e incorporam a função do educador de infância e a sua importância como pessoa capaz de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias e da sociedade.

Assim pretende-se criar espaços de formação, em contexto de estágio e em situações de reflexão quer nas sessões de reflexão cooperada (estudante - educador(a) cooperante e estudante - educador(a) cooperante - docente que acompanha o estágio), quer nas sessões presenciais na ESE/IPS

Programa

O Estágio II desenvolve-se em contexto educativo de jardim-de-infância porque se assume como fundamental para o exercício da profissão de um educador de infância o conhecimento das dinâmicas inerentes aos contextos de educação pré-escolar, bem como da apropriação do conhecimento do desenvolvimento infantil entre os três e os seis anos.

Pretende-se com esta UC criar espaços de aprofundamento da intervenção educativa em contextos de jardim-de-infância das diferentes redes de educação pré-escolar portuguesa, desvendando o sentido e o vivido pelas estudantes/estagiárias numa relação de cooperação com um(a) educador(a) de infância já experiente.


Modo de Avaliação

Observações

Proceda à leitura integral do programa que está na pasta de contéudos desta UC

Página gerada em: 2024-05-14 às 14:23:02